Marte está sendo palco de forte tempestade de areia que está espalhando poeira por todo o planeta.
Imagem da tempestade de 2017
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS
No final deste mês de Julho (2018) teremos a oposição e aproximação de Marte e você pode conferir mais informações AQUI e AQUI. Esta aproximação favorecerá o registro fotográfico do planeta, que passou o mês de Junho todo envolvido em uma tempestade de areia. A última tempestade global semelhante ocorreu em 2007 (vide foto acima) e culminou com estudos que evidenciam que as tempestades globais em Marte acontecem sazonalmente. A consequência do aumento do vapor de água na atmosfera consiste no aumento da perda de hidrogênio para o espaço. Isso tem uma implicação muito importante, pois as tempestades globais de Marte podem ser os principais processos pelos quais o planeta perdeu toda sua água e passou de um mundo úmido para um mundo totalmente seco.
As tempestades marcianas são eventos comuns no planeta, especialmente quando é verão e primavera no hemisfério sul, ou seja, quando Marte está mais próximo ao sol.
Porém, embora sejam eventos comuns, a tempestade atual está fora do padrão normal, onde ocorrem somente em regiões contidas.
Segundo a Sputnik News, esta é a tempestade mais forte já registrada em Marte, tendo “transformado o dia em noite”. Fotos registradas por astrônomos amadores pelo mundo todo têm mostrado as alterações ao longo dos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário