Em 1911, um agricultor de Rago/Kansas,
construiu um avião muito simples, sobrevoando com ele o Rio Mississippi e as
Montanhas Rochosas. Seu nome era Clyde Vernon Cessna (5/12/1879 - 20/11/1954).
No ano de 1924, Cessna assina uma parceria com Lloyd C. Stearman e Walter H.
Beech (o criador da HawkerBeechcraft), para formar a Travel Air/Travel Air
Manufacturing Co. Inc., uma empresa
que trabalhava na fabricação de biplanos em Wichita. Cessna, porém, deixa a Travel em 1927 para criar a sua própria
empresa, a Cessna Aircraft Company, com sede também em Wichita no Kansas. Sua
consolidação veio após a II Guerra Mundial, com a criação do modelo 170, que
associado a outras interações, como o 172, tornou-se o avião mais produzido da
história (cerca de 37.000 unidades e ainda em produção). Esta enorme produção
está associada à grande aceitação da aeronave no mercado, principalmente nas
escolas de aviação, e a empresa, explorando esta característica adotou como mote
publicitário o fato de ter treinado mais pilotos que qualquer outra companhia.
Em 1985 a Cessna Aircraft Company é
adquirida pela General Dynamics Corp., parando de produzir aviões de motor a
pistão no ano seguinte devido a confiabilidade dos componentes.
Em 1992 a Textron Inc. compra a empresa
e sem demora reinicia a produção de aviões a pistão.
As aeronaves Cessna se dividem em três
distintas classes:
1- Citation - Jatos bimotores para uso
executivo. Entre os mais célebres estão o Cessna Citation Mustang, o Sovereing e o
Citation X.
2- Caravan - Monomotor turbo-hélice para
uso geral. Como exemplos temos o Cessna Caravan e oSuperCagomaster EX.
3- Monomotores - Aeronave de pequeno
porte para uso em geral. Como representantes usaremos o Cessna 172 Skyhawk, o
Skylane e o Cessna 305 BirdDog, este último muito utilizado no âmbito militar,
onde a Cessna também esteve presente.
Abaixo segue o link da página da Cessna,
deixo também o link da escola de aviação, um tour pelas duas páginas é bastante válido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário