Eficiência térmica:
Consiste na relação entre potência mecânica produzida e potência térmica liberada pelo combustível. A eficiência dos motores aeronáuticos é da ordem de 25% a 30%, o que é pouco, considerando-se que os motores elétricos de alta potência tem eficiências que superam facilmente os 90%.
Consiste na relação entre potência mecânica produzida e potência térmica liberada pelo combustível. A eficiência dos motores aeronáuticos é da ordem de 25% a 30%, o que é pouco, considerando-se que os motores elétricos de alta potência tem eficiências que superam facilmente os 90%.
Leveza:
Tecnicamente, a leveza é indicada pela relação massa-potência, que é igual à razão entre a massa do motor e a sua potência. Evidentemente, essa relação deve ser a menor possível.
Para exemplificar podemos utilizar um motor aeronáutico com massa de 120 Kg e potência de 150HP, gerando uma relação massa-potência igual a 0,8kg/HP, e um motor elétrico com massa 720 kg, produzindo a mesma potência de 150HP, com a relação massa-potência de 4,8kg/HP, portanto muito mais peso para produzir a mesma potência.
Tecnicamente, a leveza é indicada pela relação massa-potência, que é igual à razão entre a massa do motor e a sua potência. Evidentemente, essa relação deve ser a menor possível.
Para exemplificar podemos utilizar um motor aeronáutico com massa de 120 Kg e potência de 150HP, gerando uma relação massa-potência igual a 0,8kg/HP, e um motor elétrico com massa 720 kg, produzindo a mesma potência de 150HP, com a relação massa-potência de 4,8kg/HP, portanto muito mais peso para produzir a mesma potência.
Facilidade de manutenção e durabilidade:
A manutenção cuidadosa dos motores assegura confiabilidade, segurança e também a durabilidade do motor. Esta manutenção consiste geralmente em duas partes:
A manutenção cuidadosa dos motores assegura confiabilidade, segurança e também a durabilidade do motor. Esta manutenção consiste geralmente em duas partes:
a) Inspeção periódica – Os motores devem ser inspecionados em determinados intervalos (25 horas de voo, 50 horas de voo, etc), onde também são realizados serviços como troca de óleo, limpeza ou substituição de filtros, regulagens, etc. Para facilitar esse trabalho, a facilidade de manutenção é importante.
b) Revisão Geral – Após determinado números de horas de voo (conhecido como durabilidade), o motor sofre a revisão geral, onde é totalmente desmontado para a verificação e substituição de peças desgastadas ou danificadas. Frequentemente a durabilidade é referida através das iniciais “TBO” (Time BetweenOverhauls – tempo entre revisões gerais).
Os períodos citados acima são determinados pelo fabricante do motor e não da aeronave.
Economia:
Os motores devem ter baixo consumo de combustível, havendo duas definições de consumo:
Os motores devem ter baixo consumo de combustível, havendo duas definições de consumo:
a) Consumo Horário: É a quantidade de combustível consumido por hora de funcionamento. (27 litros/hora, 6 galões/hora, etc).
b) Consumo específico: Este consumo leva em consideração a potência do motor. Assim, um consumo específico de 0,3 litro/HP/hora indica que o consumo é de 0,3 litros de combustível por HP produzido, em cada hora de funcionamento do motor.
Equilíbrio e Regularidade do Conjugado Motor:
Consiste na suavidade do motor. O termo equilíbrio indica que as forças internas do motor devem se equilibrar, evitando o aparecimento de vibrações no sentido transversal. O termo regularidade do conjugado motor indica a ausência de vibrações no sentido da rotação, isto é, que o motor deve girar da forma mais regular e contínua possível. Assim, os motores a reação superam os motores a pistão, conforme ficará claro após o estudo dos mesmos. “Conjugado” é o mesmo que “momento” ou “torque” e“Conjugado motor” é o trabalho que faz o eixo do motor girar, oriundo da energia da queima do combustível.
Excesso de Potência na Decolagem:
Os motores devem possuir capacidade de manter por curto tempo uma potência superior à de projeto (potência máxima), para ser usada durante a decolagem.
Os motores devem possuir capacidade de manter por curto tempo uma potência superior à de projeto (potência máxima), para ser usada durante a decolagem.
Pequena Área Frontal:
Os motores aeronáuticos devem apresentar pequena área frontal, para que possam ser instalados em aviões de fuselagem estreita e aerodinâmica, não sendo isto um critério absoluto, pois existem motores aeronáuticos, como os motores radiais, com enorme área frontal, sendo tolerados por serem compactos e leves.
Os motores aeronáuticos devem apresentar pequena área frontal, para que possam ser instalados em aviões de fuselagem estreita e aerodinâmica, não sendo isto um critério absoluto, pois existem motores aeronáuticos, como os motores radiais, com enorme área frontal, sendo tolerados por serem compactos e leves.
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