sexta-feira, 4 de outubro de 2013

MATERIAIS COMPOSTOS OU COMPÓSITOS

 Não há quem se interesse por aviação que não tenha ouvido falar de materiais compósitos (ou compostos) e de sua importância no uso aeroespacial. São eles, estruturas que possuem pelo menos dois componentes ou duas fases. Separadamente os constituintes do compósito mantém suas características, porém quando misturados eles formam um composto com propriedades impossíveis de se obter com apenas um deles. Alguns exemplos são a mistura de metais e polímeros, metais e cerâmicas ou polímeros e cerâmicas.
Sua crescente utilização, decorrente da corrida espacial, pode ser identificada nos mais recentes lançamentos da indústria aeronáutica: o Boeing 787 e o Airbus A380, os quais possuem tais materiais na composição estrutural de muitos de seus componentes. A Bombardier também usou e abusou, não sem consciência, logicamente, do uso de compósitos no programa do Learjet 85. Segundo a companhia, há uma lista de vantagens na utilização dos compósitos: superfícies mais lisas, favorecendo a aerodinâmica; estruturas sem rebites, gerando menos turbulência em comparação às peças de metal; resistência aerodinâmica; redução de ruídos; uma melhor relação resistência/peso em relação ao metal; redução da necessidade de manutenção devido sua resistência à corrosão, o que prolonga a vida útil da aeronave e ainda dentro do projeto do Learjet 85, uma construção da fuselagem em peça única, melhorando o fluxo de produção dentro da empresa.
                         

        Bem difundida, é a ideia de que os materiais compósitos são a última palavra em tecnologia de materiais aeronáuticos, e não poderia ser diferente, já que reúnem duas propriedades de fundamental importância no setor: Alta resistência e baixo peso. O impacto destas características reflete principalmente no baixo consumo de combustível e consequentemente na diminuição da emissão de gases do efeito estufa.
No Brasil, a Embraer já vem utilizando materiais compostos na fabricação de suas aeronaves há muito tempo. Outra empresa brasileira que tem apostado na utilização desta tecnologia é a Aeroalcool Tecnologia Ltda., fundada pelos engenheiros aeronáuticos Omar José Junqueira Pugliesi e James Rojas Waterhouse, doutor em engenharia na área de material composto. A empresa vem produzindo dois projetos brasileiríssimos, o Quasar Lite e o Quasar Fast, onde até os freios e rodas são de materiais compostos.
Não há dúvidas de que os materiais compósitos vieram para ficar, embora seu emprego em grande escala na indústria aeronáutica ainda esteja amadurecendo.

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